Em nosso primeiro post dessa série, nós destacamos algumas das melhorias mais significativas implementadas na rede de conteúdo do Google ao longo do último ano. Hoje, vamos falar sobre o leque de opções que a rede de conteúdo oferece para tornar o gerenciamento das campanhas mais simples.Para garantir que nossos anunciantes tenham cada vez mais flexibilidade e controle em todos os aspectos da campanha, nós oferecemos diversas opções de segmentação, muitos formatos de anúncios e milhares de sites em que os anúncios podem ser exibidos.
Opções de segmentação
Você já parou para pensar como nós colocamos anúncios relevantes nas páginas de conteúdo? A tecnologia de segmentação contextual do Google analisa o conteúdo das páginas para determinar o seu tema. Em seguida, analisamos as palavras-chave e os anúncios de texto dos Grupos de anúncios para relacioná-los com as páginas. Por exemplo, se você anuncia uma câmera fotográfica digital, nosso sistema pode exibir seu anúncio ao lado de um artigo sobre fotografia.Para garantir que seu anúncio seja exibido ao público correto, você pode criar Grupos de anúncios com um tema bem definido. Você também pode utilizar palavras-chave negativas, mas lembre-se de que elas funcionam como correspondência exata. Quanto mais palavras-chave negativas relacionadas você incluir, menor será a chance de seu anúncio aparecer em sites associados a esse tema. Utilizando o exemplo das câmeras digitais, para reduzir a chance de exibir o anúncio em páginas relacionadas a equipamentos de vídeo, coloque palavras-chave negativas como vídeo, video, câmera de vídeo, câmeras de vídeo. Contudo, lembre-se de que ao fazer isso, seu anúncio pode deixar de aparecer em sites que tenham informações sobre vídeo e fotografia.Para um maior controle, você pode usar a Ferramenta de exclusão de sites. Ela permite que você impeça seu anúncio de aparecer em páginas específicas da nossa rede que você acredita que não sejam adequadas para o seu produto.Você também pode utilizar campanhas segmentadas por canal para escolher os sites específicos em que deseja que os anúncios sejam exibidos. Se os seus objetivos principais são conversões ou vendas, você pode optar pelo sistema de CPC e pagar apenas quando um usuário clicar no seu anúncio. Se o objetivo é aumentar o conhecimento da marca e aumentar a visibilidade junto ao seu público-alvo, uma opção mais interessante é o sistema de CPM.
Abrangência
A rede de conteúdo do Google tem parceria com diversos sites, desde grandes jornais como Estadao.com.br até sites de nicho. Essa ampla variedade faz com que seus anúncios sejam exibidos para o público exato que você deseja atingir.
Formatos de anúnciosAnúncios de texto são uma ótima maneira de atingir seu público com uma mensagem simples e direta. Para transmitir uma mensagem visual, você pode tentar os anúncios gráficos, que são aceitos em grande parte da nossa rede. Se você quer envolver seu público com imagem, som e movimento, os anúncios de vídeo são uma alternativa interessante.As opções de segmentação do Google dão a você total controle sobre os locais da rede de conteúdo em que seus anúncios são exibidos. Além disso, os relatórios informam como está o desempenho dos seus anúncios em diferentes locais. Ao associar os anúncios com os sites corretos, você consegue alcançar o seu público-alvo no momento em que ele está envolvido com conteúdo relevante para o seu negócio.
Como sempre, você pode ler mais sobre a rede de conteúdo aqui. Se você possui dúvidas específicas que gostaria de ver respondidas neste blog, escreva para nós.
Por Kan e Lígia, Equipe do Por dentro do AdWords.