Quem acredita que uma simples otimização numa campanha do AdWords é a solução de todos os problemas, pode estar enganado. Em várias ocasiões notamos que melhorias na lista de palavras-chave, anúncios e estrutura de uma campanha não são suficientes para alavancar a quantidade de conversões de um cliente. O problema, muitas vezes, está na página de destino.
Você sabia que seus visitantes decidem dentro dos primeiros 8 segundos se querem ficar ou não no seu site? E que mais de 50% dos visitantes clicam no botão “voltar” ao cair numa página? Ou seja, fica claro que a primeira impressão é fundamental. Causar uma boa primeira impressão pode fazer a diferença entre uma taxa de rejeição de 80% ou uma de 20%.
Quando analisamos uma página, notamos que muitos cometem um ou mais dos 7 pecados capitais. São eles:
- Um apelo à ação pouco claro. Isso ocorre quando os links ou botões que levam a uma conversão estão escondidos ou camuflados. Deixe sempre a ação visível e fácil de encontrar.
- Muitas informações e possibilidades. Já caiu numa página que oferece cerca de 90 produtos de uma só vez? Imagina o que isso pode fazer com o processo de decisão de seu potencial cliente. Se você tem milhares de ofertas, organize-os em categorias.
- Distrações visuais. Isso ocorre quando pop-ups escondem a barra de navegação ou você encontra uma imagem não relevante que pisca e distrai o visitante. Use gráficos de maneira coerente e evite pop-ups.
- Muito texto. Textos longos que exigem muita atenção do usuário podem prejudicar seu site. Muitas vezes as informações importantes ficam escondidas no mar de palavras. Organize seu texto com imagens relevantes e destaque os itens mais pertinentes.
- Formulários longos. Está comprovado: quanto mais campos, menos conversões. Analise criticamente se todas as informações de um formulário são realmente necessárias. Deixe formulários curtos e precisos, pois é sempre possível pedir mais informações no futuro.
- Site passa pouca confiança. Não esconda os selos de parcerias ou de segurança (como logotipos de credibilidade) no final da página. Deixe-os amostra no início da página.
- Não há relevância entre os anúncios e a página de destino. Seus anúncios devem corresponder ao conteúdo/oferta da página. Imagine a frustração do seu potencial cliente se ele clicar num anúncio que oferece pneus e é direcionado a uma página que vende flores... Evite também tentar enganar um visitante com promoções e descontos fictícios. Você certamente perderá credibilidade.
Entendo que seja difícil analisar uma página de maneira crítica para encontrar os gargalos que prejudicam o processo de conversões. Porém trata-se de um passo necessário para melhorar seus resultados! Além dos pontos mencionados acima, recomendo o uso do Analytics para monitorar o comportamento de visitantes.
Para mais informações sobre o Analytics visite http://www.google.com/analytics/pt-BR/ ou leia os posts relacionados a ferramenta neste blog!
Se você quer mais dicas e recomendações de como você pode melhorar sua página de destino, assista ao seminário sobre este tópico no dia 16/06 às 15h (Horário de Brasília). Visite nossa página de treinamentos e faça sua inscrição já: http://www.google.com.br/adwords/webinars/
Abraços,
Camilla, da equipe do AdWords
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Obrigado por deixar seu comentário no Por Dentro do AdWords!