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Nova métrica: CTR Relativa
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Inovações em segmentação, otimização e mensuração podem ajudar os anunciantes a alcançar uma melhor performance em campanhas para a Rede de Display do Google.
Pensando nisso, o AdWords lançou mundialmente uma nova ferramenta para aprimorar ainda mais o desempenho de campanhas voltadas para a Rede de Display: a CTR Relativa.
Esta nova métrica mostra para os anunciantes como está a performance da sua campanha, comparando a CTR dos seus anúncios com a CTR de outros anunciantes que estejam veiculando nas mesmas páginas da web que você.
Atuando como uma ferramenta para benchmark de performance, a CTR Relativa é uma forma objetiva de entender se os seus anúncios estão acima ou abaixo da CTR média dos seus concorrentes e, assim, analisar com parâmetros reais o desempenho da sua campanha.
Como funciona?
Etapa 1
O Google calcula a CTR média de todos os anúncios que estejam veiculando em uma página da web.
Digamos que o seu anúncio, que tem uma CTR de 0,2%, esteja aparecendo numa página ao lado de outros dois anúncios: ambos com uma CTR de 0,05%. Neste caso, a CTR média dos anúncios naquela página equivale a 0,1%, como podemos constatar através do cálculo a seguir:
0,2% + 0,05% + 0,05% / 3 = 0,1%
Etapa 2
O Google compara a CTR do seu anúncio com a CTR média calculada.
No exemplo acima, se dividirmos a sua CTR de 0,2% pela CTR média de 0,1% chegaríamos num resultado igual a 2. Ou seja, a sua CTR Relativa é 2 vezes maior do que a CTR média dos anúncios da página.
No AdWords, essa informação aparecerá representada na coluna da CTR Relativa da seguinte forma: 2x.
Como faço para visualizar a coluna de CTR Relativa?
Selecione sua campanha voltada para a Rede de Display
Clique na guia Grupos de anúncios
Acima do gráfico, claque em Colunas
Selecione a opção CTR Relativa, da coluna denominada Métricas competitivas
Clique em Salvar
A coluna da CTR Relativa será incluída ao final da tabela de informações dos seus Grupos de anúncios.
Por que não aparece nenhum dado na coluna de CTR Relativa da minha campanha?
Há algumas razões pelas quais isso pode acontecer:
A sua campanha está segmentada para a Rede de Pesquisa
A sua campanha está configurada para lances por CPM (Custo por Mil Impressões)
A sua campanha não acumulou um histórico de dados suficiente para que o sistema calcule a CTR Relativa
A ferramenta de CTR Relativa compara anúncios de texto com outros anúncios de texto e anúncios de display com outros anúncios de display ou não há essa especificidade?
Há essa especificidade, sim! A CTR Relativa compara anúncios de texto somente com outros anúncios de texto, assim como compara anúncios de display somente com outros anúncios de display (por exemplo, anúncios com imagens ou vídeos). Entretanto, se um Grupo de anúncios tiver tanto anúncios de texto quanto anúncios de display, a ferramenta da CTR Relativa irá considerar uma média de todos.
Com quem estou sendo comparado?
A CTR Relativa é calculada considerando anunciantes que estão aparecendo no mesmo bloco de anúncios de uma determinada URL. Isso significa que estes anunciantes podem não ser concorrentes diretos do seu negócio, desde que eles estejam competindo por um espaço no mesmo bloco de anúncios onde você está veiculando.
Se você quiser saber mais sobre como usar esta métrica, acesse nosso
Fórum
e veja o que outros anunciantes estão comentando!
Postado por Giovanna, da Equipe Google AdWords Brasil.
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