Por Dentro do Adwords
O blog oficial do Google para notícias, informações e dicas sobre o AdWords
#PapoAdWords Entrevista com Dr. E-commerce Parte II
quinta-feira, 4 de setembro de 2014
Olá pessoal,
O nosso Papo AdWords de hoje é a respeito de uma realidade que só cresce a cada dia no Brasil: o e-commerce ou comércio eletrônico. Para falarmos sobre esse tema convidei o Thiago Sarraf, mais conhecido como "Dr. E-commerce", que é formado em Marketing, palestrante, consultor e especialista em comércio eletrônico. Ele está à frente do projeto "
Dr. E-commerce
". É líder do Comitê de E-commerce da APADi (Associação Paulista das Agências Digitais), do Guia de E-commerce e também diretor de Desenvolvimento Tecnológico na ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Confira a segunda parte da entrevista feita com o Dr. E-commerce:
6. Em relação à estrutura e o design de um website, o que não pode faltar em um e-commerce?
Além de ser visualmente agradável e atrativo para o público a que se destina, o website de um e-commerce precisa priorizar a facilidade em relação à navegação e à experiência de compra do usuário, principalmente porque, quando o cliente não consegue encontrar o que deseja, a tendência é que ele abandone o site e procure outro que ofereça informações de maneira simples e organizada.
Crie “calls to action” que possam guiar a navegação do cliente, além de oferecer blocos de pesquisa posicionados estrategicamente. Por outro lado, é preciso tomar cuidado para não sobrecarregar as páginas com informações em excesso. Dê destaque ao que realmente será importante para seu cliente.
Outro ponto bastante importante é a usabilidade, ou seja, a capacidade de tornar a navegação dos visitantes simples e intuitiva. Para fazer isso, agrupe seus produtos de acordo com grupos ou subgrupos semelhantes, facilitando a localização do usuário. Preocupe-se também com a apresentação dos produtos, que devem estar em uma página “limpa”, de fácil leitura e visualização.
Em relação ao layout, crie padrões e formatos consistentes, para que o cliente não se sinta perdido ao mudar de página e perceber que o cabeçalho, por exemplo, foi parar em outro lugar. Todos os elementos de estilo e estética, comuns a todas as páginas, devem permanecer na mesma posição. A paleta de cores definida no planejamento do projeto, por sua vez, deve ser rigorosamente seguida, assim como os tons das imagens, o que é fundamental para fortalecer a imagem da marca. Em outras palavras, basta pensar em como facilitar o comportamento do usuário dentro de seu site, evitando que ele o abandone antes de concluir a compra.
7. Pensando em SEO (do termo inglês Search Engine Optimization - Otimização para Motores de Busca), como um PME pode conseguir um bom posicionamento na busca orgânica?
Existem algumas estratégias de posicionamento que podem ser implementadas facilmente por qualquer PME:
- Descrição dos produtos: os produtos de uma loja virtual devem ser descritos com criatividade e originalidade, portanto troque as descrições-padrão que vêm dos fabricantes por informações claras e de qualidade, de forma realista e realmente focada nos interesses do cliente.
- Avaliação dos produtos (reviews): para o consumidor que ainda não conhece o produto e está em dúvida a respeito da compra, é muito interessante descobrir opiniões de pessoas que já o adquiriram, estimulando sua tomada de decisão. Para conseguir reviews de seus clientes, envie e-mails perguntando sobre a experiência de compra, ofereça descontos e condições diferenciadas, entre outros recursos.
- Conteúdo: os mecanismos de busca tendem a posicionar melhor os sites que ofereçam mais conteúdo e invistam em informação de qualidade, ou seja, evitando erros de português, palavras-chave repetitivas ou pouca relevância e conteúdos duplicados. Quando essas lojas virtuais possuem links que direcionem para o site, melhor ainda: são vistos como referência.
- URLs amigáveis: a URL amigável é aquela que evita códigos ou informações muito extensas, optando por endereços mais simples e, de fato, “simpáticos”. Quando as ferramentas de busca começam a trabalhar, prioriza-se aquilo que seja mais compatível à informação buscada pelo usuário, portanto as URLs mais relevantes serão aquelas que contiverem as melhores palavras-chave.
- Meta tag description: as meta tags são aquelas pequenas frases que acompanham o título nos resultados de busca. É interessante que este conteúdo seja interessante e que chame a atenção do cliente no momento da busca. Uma boa maneira de fazer isso é adicionar as estratégias de “call to action” nesse texto.
8. Como a geração de conteúdo e também a presença nas redes sociais pode impactar o resultado de um e-commerce?
Sobre o Conteúdo:
Estamos vivendo a era da informação e no e-commerce isto se reflete na geração de conteúdo. As lojas virtuais que querem conquistar clientes e aprimorar seus negócios precisam investir em informação relevante, útil e de qualidade para seu público-alvo. Esta estratégia também é capaz de impulsionar vendas e destacar o site entre os mecanismos de busca, já que este recurso também auxilia a tomada de decisão dos consumidores em relação a uma venda.
A empresa que cria e disponibiliza conteúdo transmite autoridade e confiança em seu segmento de atuação, além de fortalecer a imagem da marca e facilitar o compartilhamento nas redes sociais. As informações podem vir através de diversos formatos (artigos, guias, vídeos, podcasts, infográficos, entre outros), que poderão ser definidos de acordo com o próprio conteúdo e com a intenção da campanha. O conteúdo também pode (e deve) estar nas descrições dos produtos, oferecendo informações que facilitem a pesquisa dos usuários.
Em relação aos conteúdos que deverão ser trabalhados, depende muito dos valores e critérios de cada empresa. O importante é descobrir, através de análises e pesquisas, os tópicos que seriam mais interessantes para os consumidores do segmento. A divulgação poderá ser realizada em diferentes canais de distribuição, como em redes sociais, na própria loja virtual, no blog da empresa, via e-mail marketing... Enfim, neste caso o mais importante é que o meio se adeque ao conteúdo e aos objetivos da marca.
Sobre as Redes Sociais:
Um novo cenário tem influenciado as atividades do comércio eletrônico desde que as redes sociais ganharam a força que possuem hoje. Muitos consumidores, por exemplo, só concluem a compra de um produto após consultarem as opiniões de outros usuários a respeito do item e da loja virtual no Facebook.
Não é preciso dizer que as empresas precisam estar atentas a essas transformações que, apesar de parecerem sutis, podem fazer toda diferença no momento da conclusão de uma venda ou na conquista de um novo cliente.
Para se adaptar a elas, é necessário que a marca disponibilize pelo menos um canal (ou seja, uma rede social) de comunicação com seu público. Esta escolha depende do que se quer apresentar aos usuários, porém um aspecto é comum e indispensável para todos: investir em imagem e boa reputação, transmitindo confiança e segurança para fidelizar antigos consumidores e atrair novos.
Assim como para gerar conteúdo, a empresa que deseja se estabelecer nas redes sociais precisa conhecer seu público, entendendo suas necessidades, desejos e expectativas que manifestam em relação aos produtos ou serviços oferecidos pela marca. O atendimento personalizado, neste caso, traz resultados bastante positivos.
Estas informações a respeito dos clientes também pode ser útil para elaborar estratégias de pré e pós-venda, surpreendendo usuários e destacando seu negócio da concorrência. Oferecer às pessoas exatamente aquilo que desejam e facilitar a localização de informações é essencial, assim como evitar que seu cliente fique sem resposta. Lembre-se: ao disponibilizar um canal de comunicação com o público, sua empresa assume, obrigatoriamente, a responsabilidade de atender a qualquer questionamento ou dúvida.
Para aumentar o impacto de sua presença nas redes, é necessário chamar a atenção do cliente antes que ele a desvie para outro conteúdo. Experimente utilizar expressões que transmitam sensações de urgência, como ofertas-relâmpago, prazos limitados e descontos acima da média. Caso a oferta seja realmente compensadora, o cliente com certeza consultará suas condições antes de procurar pela concorrência em sua próxima compra.
Trabalhando com dedicação e criatividade para elaborar estratégias capazes de aproximar o público, os resultados serão efetivos. Vale a pena investir.
9. Como um PME deve se preparar para atender seus clientes no "pós vendas", ou seja, o relacionamento com o cliente após uma venda?
Após a conclusão de uma compra, aproveite para identificar as necessidades e os principais interesses de seus consumidores, sabendo que é muito mais barato manter um cliente do que conquistar novos através de campanhas de marketing e divulgação. Não se esqueça, também, de oferecer uma experiência de compra positiva, tomando todos os cuidados necessários com a entrega do produto.
Existem muitas outras medidas que podem (e devem!) ser tomadas: envie e-mails de agradecimento pela compra e também peça por comentários a respeito do(s) item(ns) adquiridos, construa e mantenha vínculos com os clientes, monitore sua frequência de compras, ofereça atendimento personalizado, elabore ofertas e condições exclusivas para os clientes mais antigos, entre outras. O essencial, nesse momento, é estabelecer um compromisso real com a satisfação de seu consumidor, demonstrando preocupação em atendê-lo com profissionalismo, respeito e dedicação.
Postado por Equipe Por Dentro do AdWords
Marcadores
#papoadwords
#primeirospassos
#sosadwords
#StepInsideAdWords
+1
Acompanhamento de conversão
AdWords Editor
AdWords Express
AdWords para Vídeo
Ajustes de Lances
Analytics
Anúncios da Lista de Produtos
Anúncios de Produto
Anúncios de Texto
Anúncios Gráficos
Anúncios Lightbox
Anúncios para Celular
App
App do AdWords
Atualizações
Branding
Busca Orgânica
Campanha
Campanhas Avançadas
Campanhas do Google Shopping
Campanhas Mobile
Campanhas Sazonais
Casos de Sucesso
Central de Agências
Central de Ajuda
Central de upgrade
Checklist
Classificação de Anúncios
Cliques inválidos
Comunidade do AdWords
concurso
Conversões
Criador de Anúncios Gráficos
Cupons Promocionais
Desafio Google de Marketing Online 2014
Dicas Avançadas
Dicas para iniciantes/intermediários
Dispositivos Móveis
Doodle
Estratégias de lances
Experiências de Campanha
Extensões de Anúncio
Extensões de Local
Extensões de Produto
Faturamento
Ferramenta de palavras-chave
Ferramenta de Segmentação Contextual
Ferramentas
Fórum do AdWords
Funis de Pesquisa
Funis multicanais
Global Market Finder
Google AdSense
Google Certification Program
Google Expert Training Day
Google Grants
Google Meu Negócio
Google Partners
Google Places
Google Shopping
Google Think
Google Trends
Google+
Guia Oportunidades
Hangouts on Air
Índice de qualidade
Interface do AdWords
Lançamentos/Novidades
Locais de destino
Manutenção
Marca Registrada
Mercado
Mercado Online
Merchant Center
Metas do Analytics
Minha Central de Clientes
Mobile
Multi-telas
Nota Fiscal
Orçamento
Orçamentos compartilhados
Orkut
otimização
Otimizador de conversões
Página de Destino
Palavras-chave
Parceiros Premium PME
PLA
Planejador da Rede de Display
Planejador de Display
Planejador de palavras-chave
Políticas do AdWords
Principais contribuidores
Rede de Display
Rede de Pesquisa
Regras automatizadas
Relatórios
Relatórios e Análise
Relatórios e análises
Remarketing
Resposta Direta
Roda Mágica
ROI
Rotação de anúncios
sa
Segmentação
Segmento de Educação
Seminários/Palestras/Eventos
SEO
Sitelinks
tre
TrueView
Varejo
Vídeos
Webexpert
Webinar
Webmasters
YouTube
Arquivos
Arquivos
junho ( 1 )
maio ( 2 )
abril ( 2 )
dezembro ( 1 )
outubro ( 1 )
setembro ( 9 )
junho ( 2 )
fevereiro ( 1 )
dezembro ( 3 )
novembro ( 2 )
setembro ( 1 )
agosto ( 7 )
julho ( 4 )
junho ( 1 )
maio ( 2 )
abril ( 5 )
março ( 3 )
fevereiro ( 3 )
janeiro ( 4 )
dezembro ( 3 )
novembro ( 4 )
outubro ( 4 )
setembro ( 5 )
agosto ( 2 )
julho ( 4 )
junho ( 4 )
maio ( 4 )
abril ( 5 )
março ( 5 )
fevereiro ( 3 )
janeiro ( 1 )
dezembro ( 3 )
novembro ( 4 )
outubro ( 6 )
setembro ( 5 )
agosto ( 5 )
julho ( 1 )
junho ( 3 )
maio ( 3 )
abril ( 8 )
março ( 18 )
fevereiro ( 17 )
janeiro ( 13 )
dezembro ( 12 )
novembro ( 12 )
outubro ( 10 )
setembro ( 11 )
agosto ( 11 )
julho ( 17 )
junho ( 16 )
maio ( 18 )
abril ( 7 )
março ( 3 )
fevereiro ( 6 )
janeiro ( 2 )
dezembro ( 4 )
novembro ( 7 )
outubro ( 4 )
setembro ( 10 )
agosto ( 3 )
julho ( 9 )
junho ( 13 )
maio ( 11 )
abril ( 10 )
março ( 12 )
fevereiro ( 6 )
janeiro ( 4 )
dezembro ( 7 )
novembro ( 10 )
outubro ( 10 )
setembro ( 9 )
agosto ( 16 )
julho ( 8 )
junho ( 10 )
maio ( 11 )
abril ( 10 )
março ( 12 )
fevereiro ( 13 )
janeiro ( 4 )
dezembro ( 20 )
novembro ( 12 )
outubro ( 8 )
setembro ( 15 )
agosto ( 8 )
julho ( 6 )
junho ( 7 )
maio ( 5 )
abril ( 5 )
março ( 12 )
fevereiro ( 7 )
janeiro ( 14 )
dezembro ( 15 )
novembro ( 15 )
outubro ( 17 )
setembro ( 9 )
agosto ( 13 )
julho ( 13 )
junho ( 15 )
maio ( 20 )
abril ( 18 )
março ( 20 )
fevereiro ( 24 )
janeiro ( 16 )
dezembro ( 14 )
novembro ( 16 )
outubro ( 17 )
setembro ( 12 )
agosto ( 14 )
julho ( 9 )
junho ( 7 )
maio ( 4 )
abril ( 14 )
março ( 9 )
fevereiro ( 1 )
janeiro ( 4 )
dezembro ( 1 )
novembro ( 3 )
outubro ( 2 )
setembro ( 1 )
julho ( 2 )
junho ( 7 )
maio ( 10 )
abril ( 6 )
Feed
Comunidade do AdWords
Converse com outros anunciantes e profissionais de marketing online e aprenda mais sobre o AdWords.
Participe!
Follow @googleadwordsbr
Follow
Links úteis
Think with Google